19 de ago. de 2010

Um dia para refletir - 19 de Ago - Dia Internacional da Fotografia -

Numa era dominada por meio de imagens em movimentos, através da TV e agora dos videos do youtube, deveria causar reflexão o fato de que as imagens que ficam retidas na memória, mesmo quando advindas desse meio, são aquelas que congelam o frame e assim, retornam a essência da imagem fotográfica. Do mesmo modo que quando vamos nos questionar quais são as imagens que estão no inconsciente coletivo geral da humanidade provavelmente serão citadas fotografias.

Podemos facilmente falar da foto da criança vietnamita Kim Phuc, correndo nua em gritos de desespero  das bombas napalm lançadas pelo exercito norte-americano nos povoados da região sul, do fotógrafo Nick Ut – que logo após as fotos levou todas as crianças para um hospital e só depois foi revelar suas fotos históricas - é bom que se diga. Assim como tb podemos falar da imagem de John Lennon deitado em posição fetal encostado em Yoko Ono, na cama de casa, horas antes de seu assassinato em Nova York, em foto de Annie Leibovitz.

O fato é que as imagens em movimento, por correrem atrás de uma sequência, raramente conseguem atingir um ponto especial que reúne e agrega vários elementos racionais e emocionais que uma fotografia bem realizada consegue..e faz com que imagens contemporâneas como a 99cent II – diptico, do alemão Andreas Gursky tenha sido leiloada na Sotheby’s, em 2007, pela bagatela de  3 milhões de dólares.

Então, a  despeito de tanta imagem se movimentando por todos os lados, se torna curioso perceber certa  tendência por parte da academia brasileira em tentar transfornar o vídeo como a mídia redentora das imagens, e ignorar, que de fato ainda é a fotografia que continua  sendo o que de mais forte afeta o inconsciente humano quando se trata de marcar uma experiência. Mas, diga-se de passagem, que apesar da suposta facilidade surgida com a tecnologia digital de imagens, a fotografia que marca e permanece no tempo ainda é aquela resultante da reunião de estudos, sensibilidade e conceito. Ou seja, um mix de teoria, técnica e um pouqinho de sorte -que afinal, não faz mal a ninguém rs... bjs e abs. M.

A foto da garota Kim Phuc, nua, fugindo de seu povoado que estava sofrendo um bombardeio de napalm, até hoje é lembrada como uma das mais terríveis imagens da Guerra do Vietnã. Foto Nick Ut, 1972

Annie Leibovitz


99 cent II - diptico - Andreas Gursky - Leiloada na Sotheby's por 3,3 milhoes de doláres em 2007. Essa ilustração perde muito em relação ao seu impacto original pois esta fotografai mede 3 metros por 2,20, e possui muitos detalhes de objetos e cromaticos que nuam redução se perdem, infelizmente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário