30 de nov. de 2006

A TV, a Era Elétrica e a Educação


“A observação banal e ritual dos letrados convencionais, de que a TV proporciona uma experiência para espectadores passivos, se extravia completamente do alvo... Acima de tudo a TV, é um meio que exige respostas criativas e participantes. ..A TV nos envolve numa profundidade móvel e comovente, mas que não nos excita, agita ou revoluciona. "

“Um dos aspectos principais da era elétrica é que ela estabelece uma rede global que tem muito do caráter de nosso sistema central nervoso... Como a nova tecnologia elétrica não é uma extensão do corpo, mas do nosso sistema nervoso central, agora encaramos todas as tecnologias, incluindo a linguagem, como meio de armazenar e acelerar informações."

> "Na educação, a divisão convencional do currículo em matérias já está tão superada quanto o trivium e o quadrivium medievais na época do Renascimento. Qualquer matéria examinada em profundidade logo se relaciona a outra matérias...A continuar em seus padrões atuais de desrelações fragmentadas, os currículos de nossas escolas não farão senão garantir a formação de cidadãos incapazes de entender o mundo cibernético em que vivem.”

Tudo tão atual, procedente, e escrito em 1964 por Marshall McLuhan no livro - Os meios de comunicação como extensões do homem. Ed Cultrix 1974. Ou seja, mais de trinta anos.....e a nossa educação nessa situação....Então fica o texto para a reflexão de todos... A foto foi feita dentro do Orfanato lar das Crianças de Jesus - Carmo de Minas - MG . Neste mesmo espaço, assim que termina a aula juntavam-se todas as mesas para transformar numa enorme mesa de almoço. bjs e abs a todos! m.

Sugestões, críticas e comentários são bem-vindos e sempre respondidos. Visite o site www.mickele.net Remeta um mail para mickele.net@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário