7 de out. de 2006

Um pouco de tudo e de todos...


Banda de Ipanema - Uma Banda de Muitas Cores

“O ano era 1965. Estávamos em pleno processo ditatorial militar e com a ajuda de Albino Pinheiro e mais alguns ”loucos” da turma do Pasquim, as Drags colocam suas roupas coloridas, sua criatividade debochada e seus exuberantes peitos nas ruas de Ipanema, e a Banda de Ipanema faz seu debut. Desde então, graças as Drags, que atendiam por: Carmens Mirandas, Brancas de Neve, Mulheres Maravilha e Lolas Batalhão entre outras, a Banda com suas Drags , vem ironicamente criticando situações e antecipando tendências em costumes e comportamentos.

Com seus saltos plataformas e peitos siliconizados em busca de um corpo ideal elas anteciparam em muito toda a onda do que vem sendo feito por tantas mulheres atualmente. As Drags, colocaram seus peitos de fora há muito mais tempo e deram as caras ao mundo, avisando de modo inequívoco sua opção por moldarem em seus corpos, seus desejos e anseios. Talvez, como reflexo do tempo, não deve ter sido à toa que nos últimos anos o público que acompanha a Banda aumentou a ponto de termos em volta de 25.000 pessoas acompanhando o desfile. Como também não deve ter sido mera coincidência que a área de concentração da Banda , na Praça General Osório, junto a rua Teixeira de Mello virou um espaço dominado por restaurantes, bares e galerias que se propagam como espaços gls, onde há espaço para todas as tribos.” (Parte do texto de apresentação da Instalação Conceitual de Web_Arte - Mickele Petruccelli)

De 1998 à 2001 documentei alguns desfiles da Banda de Ipanema que depois foram editados para uma apresentação eletronica sequencial em instalação Web_Arte para qual fui convidado a participar na exposição Transfigurações – O Rio no Olhar Contemporâneo – curadoria de Ângela Magalhães e Nadja Peregrino – Centro Cultural Light – Rio e Janeiro - 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário