6 de out. de 2006

Arquivos Digitais de Imagem_TIFF


O formato de arquivo TIFF (Tagged Image File Format) é um arquivo que mantêm intactas todas as qualidades das informações originais da imagem, sendo considerado assim, um formato de arquivo de imagem sem perda de qualidade. Alguns centros de referência de preservação de imagens, como a Biblioteca Nacional, utilizam este formato como padrão digital de arquivamento.

A contrapartida é que o tamanho dos arquivos é bem maior em relação ao formato JPEG. Se por um acaso sua câmara digital tem opção TIFF e vc já a experimentou para salvar suas fotos, reparou que o tempo de gravação de cada foto para o cartão de armazenamento depois do clic parece uma eternidade em comparação ao formato JPEG. (Isso é normal!)

Um procedimento alternativo, muito usado para equilibrar necessidades de velocidade e de qualidade final, é usar o padrão JPEG, e, ao abrir a foto pela primeira vez no seu computador, imediatemente copiar as melhores imagens e salva-las no formato TIFF. Somente depois começa o tratamento geral da imagem. Deste modo armazenamos arquivos de forma segura.

Mas lembre-se que vc ainda sim vai precisar de cópias destes arquivos em JPEG caso queira remeter pela internet para os amigos, ou para algum cliente para efeito de visualização. Existe um outro formato chamado RAW, o preferido dos fotógrafos profissionais de studio, que falaremos num futuro post. Se vc estiver sentindo falta de algum assunto em especial ou duvidas a respeito do que escrevi, remeta um mail para contato@mickele.net abs&bjs! m

Nenhum comentário:

Postar um comentário