10 de fev. de 2012

Tempo de ensino valorizado


Para que o ensino tenha valor é preciso que se respeite o tempo em que se vive. Se um assunto pode ser explicado em 20 minutos porque não explicá-lo em 20 minutos? Não se deve perder o tempo, nem a paciência e muito menos a  capacidade de atenção de seus alunos... Do contrário não é aula, é enrolation... Se qq tema pode ser explicado na prática, porque não demonstrá-lo aos alunos? E se precisar usar um protótipo ou uma máquina e ela for deixada de lado em nome de que o professor ali está pra fazer pensar e não a usar equipamentos..hummm, muita atençao, afinal a revoluçao industrial não alterou a natureza dos homens para uma convivência maquínica há mais de dois séculos? E mais, desde qd não se pode pensar utilizando equipamentos? Na verdade é bem o oposto, quanto melhor vc lida com os equipamentos mais eles ampliam as possibilidades da sua criatividade explorar novos caminhos. Portanto, este é um tipo de discurso pra se ter cuidado e senso crítico, pois é um discurso de quem não se preparou. Logo, muita atenção com relação a aula que você recebe, pois pra não ser aula e ser  uma enrolation é um pulo... E por fim, mas não menos importante, nunca podemos esquecer que todo conhecimento é cumulativo e sequencial. Por isso é preciso vir da fundação, dominar o básico para que se possa prosseguir para os outros níveis. Ou seja, é preciso primeiro que se ensine o processo de construção para que a posterior abordagem da desconstrução seja plenamente entendida... Mas, para isso acontecer de forma a parecer simples é preciso planejamento, pedagogia, pesquisa e estudos.. Fica a dica... Olhos e corações atentos!

2 comentários:

  1. Roque Labanca Filho13 de mar. de 2012, 21:10:00

    Bravo! Nossa profissão é um desafio, sempre... Não dá pra se acostsumar, tem que mexer com o outro e mexer com você!

    ResponderExcluir
  2. Priscilla C. Bragança26 de mar. de 2012, 08:45:00

    Olá Mickele, sou sua aluna no Curso Básico Módulo 1 - Introdução à Técnica (...) no Ateliê da Imagem. Adorei seu texto. Sou Pedagoga de formação e trabalho com educação de adultos.

    Nos dias de hoje, "cuspe e giz" não cola mais. É preciso, além dos recursos tecnológicos, interação! Essa coisa de que o professor sabe mais já foi pro ralo a muito tempo.

    O que da certo é construir saberes, interagir e respeitar o conhecimento do aluno.

    Um abraço,

    Priscilla.

    ResponderExcluir