25 de out. de 2009

O Romantismo Digital de Loretta Lux





Neste tempo de excessos banais visuais existem bem poucos estudos sérios sobre o que é uma imagem e muita mesmice que na verdade não é nada... Por onde surgem não sei quantos se dizendo fotógrafos/as aos borbotões.... Uma das modas do momento são as fotos de criança. Tem aos monte gente oferecendo este tipo de serviço. Vai um belo dia no aniversário do filhinho da amiga sai tirando um  monte de fotos que todos os que tem aquelas camarazinhas vão sempre adorar e comentar: Que lindo! Também com essa sua super câmara tudo vai ficar sempre lindo...!-. A pessoa se empoooolga e vai tirar fotos no aniversário da sobrinha e... Voilá! Eis que aparece mais um/a fotógrafo/a oferecendo seus serviços. Então meus caros vejam com bastante atenção as fotos de Loretta Lux e reparem a sequência de sua história. 


Quando criança Loretta era fascinada pelos mestres de pintura européia antiga e desde criança tinha reproduções mestres como Velázquez e Goya. Fez vários cursos de pintura, artes e fotografia em Dresden, Alemanha onde nasceu. Se mudou para Munique para fazer Faculdade de Belas Artes onde se graduou. Loretta entende sua fotografia sendo realizada com um tempo de maturação e respeito as grandes obras. Já aconteceu de somente realizar sob encomenda apenas cinco fotografias ao ano. Usa uma estrutura formal de composições e cores próximas as dos grandes mestres da pintura, e daí esta sensação de estranhamento que suas imagens produzem. Por fim usa com apuro muito raro o pincel dos pintores contemporâneos, os softwares de tratamento de imagem digitais na tela de seu computador. 


Então, quem sabe talvez não seja a mistura disso tudo para explicar porque ela ganhou o Infinity Award for Art, em 2005, que é um dos prêmios mais importantes na área de imagens, e o fato de suas imagens estarem em museus como o Reina Sofía, em Madri e o Guggenheim, em Nova York. Portanto, antes de fotografarem profissionalmente as crianças da festinha do próximo fim de semana estudem.., pratiquem.., estudem.., e estudem mais um pouquinho. Depois trabalhem, exponham, publiquem.. participem de eventos onde curadores analisam suas imagens, para então sim permitir que o tempo lhes diga. que voces podem começar a se considerar um/a fotógrafo/a. Porque o tempo, ah queridos/as, o tempo revela todos os golpes..desmascara todas as banalidades e por fim faz sua justiça a golpes de balança de celulite....Mas no meio disso tem que ter muita paciência pra aturar as besteiras... bjs e abs! mickeles

Nenhum comentário:

Postar um comentário