11 de ago. de 2006

Montar um BLOG... Porque?! E Como... parte I


O século passado pode ser chamado de Era do Rádio e da TV, em termos de cultura de massa, e provavelmente o séc XXI será a Era da Internet. Diferentemente da estrutura essencial de um para todos, da midia clássica como o radio, a TV, a internet se caracteriza por uma relação todos para todos. Arede mundial promete ser um meio em que todos podem participar, onde todos podem publicar suas idéias e sus imagens e gerar conteúdo. Temos enfim a possibilidade de experimentar um meio de comunicação de massa construído pela massa. Fascinante não?! E a estrela dessa chegada são os Blogs (diários virtuais) O Blog é um trabalho publico de uma pessoa ou de um grupo de pessoas e tem como característica uma sensação de estar conversando com o mundo.

“ Blog é uma forma de mídia, não mediada, mais direta. Tem mais haver com desempenho do que com um pacote fechado de produtos” diz John Batelle, um dos fundadores da revista Wired. E arrisco a dizer que por isso mesmo ela cresce enlouquecidamente. Ninguém controla um blog, apenas seu autor e a comunidade que interage entre si, e exatamente devido a esta interação se transforma num bichinho vivo que vai crescendo e empolgando quem participa. Recomendo.

Enfim o Blog é hoje a forma mais ativa e democrática de comunicação de massa. Fique ligado...a sua história pode ser publicada aqui e muito mais gente do que vc imagina pode gostar dela...ou não.

O Como montar um blog galera é só clicar aqui no blog do interney.aqui vc arranja sempre uma coisinha a mais e tira qualquer duvida a respeito de Blog. Ou se quiser começar logo vai no alto da pagina a esquerda, clica na logo do Blogger e boa viagem! Mas recomendo que vc deslize um pouco pelos blogs alheios para pensar melhor o que vc quer do seu futuro Blog. Enfim, galera: Blog > você ainda vai publicar um! O que vc acha da idéia? Deixe a sua opinião clicando ali embaixo na palavrinha comments.... Bjs&abs mickele

www.interney.net/blogfaq.php

www.kibelouco.blogspot.com

www.oglobo.globo.com/online/blogs/default.asp?1

www.pensarenlouquece.com

2 comentários:

  1. Tá certo, concordo que o blog representa uma extraordinária democratização dos meios de comunicação e da liberdade de "imprensa". E acho que é exatamente isso que faz com que os blogs se multipliquem cada vez mais.

    Mas... não quero jogar água fria não. Apenas debater, polemizar, refletir.

    Entro em alguns blogs de vez em quando, observo o que está ocorrendo, mas fico me perguntando sobre até que ponto trata-se mesmo de um veículo democrático, tendo em vista que vivemos num país miserável em que a internet está longe de ser acessível a maioria dos mortais que aqui sobrevivem. Então me pergunto também: quem lê tudo isso? Para quem de fato escrevemos na internet?

    Talvez por isso ainda não tenha criado um blog, embora admire iniciativas como a sua.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Car0o denilson, desculpe a demora na resposta...Bem se nao observarmos no blog a possibilidade de um veiculo democratico se joga do trem....Na pratica já temos alguns centros comunitarios em favelas que criaram cybercafes para a s suas comunidades e a partir dela é que saem as reclamações para as autoridades (um caso real é o da omunidade do Jacarezinho) SE houver o estimulo aos blogs podemos criar comunidades que vao produzir seus proprios conteudos e que outras comunidades poderao trocar...Por que não?! abs m

    ResponderExcluir